Cultura Indígena
Bertioga e Juquitiba /São Paulo
Povos originários
Eu tenho enorme admiração pela povo indígena. Eles têm muito a nos ensinar. Eu tive a oportunidade de participar dessas festividades que ocorreram em Bertioga e Juquitiba em julho de 2019. Resolvi unir a paixão pela fotografia e a admiração que tenho por esse povo batalhador.
Aqui vocês verão muitas crianças, confesso que elas ocupam um lugar especial no meu coração..rsrsr. Atualmente estamos passando por uma pandemia, uma situação muito difícil para todos os povos.
Com relação ao povo indígena essa preocupação se intensifica, pois eles sofrem muito com as doenças transmitidas pelo contato com a sociedade nacional, tanto pela diferença do sistema de imunidade como pela dificuldade de acesso à saúde.
Existem muitos indígenas que moram em centros urbanos e que estão mais vulneráveis ao Covid 19. Em terras mais distantes eles estão mais protegidos, pois na maioria das vezes já estão isolados.
Que os governantes trabalhem em prol desse povo que carece tanto de atendimento. Que papai do céu os proteja e que a paixão que eles têm pela terra se espalhe pela humanidade.
Sou um indígena
Ouço o choro da terra, escuto a mensagem do vento, sei quando a nuvem me diz, que irá mudar o tempo!
Entendo a canção da cigarra, aprecio o bem-te-vi, ele vê mesmo a tudo, até o que eu não vi!
Os rios lavam a alma e o pensamento, o cheiro das verdes matas nos lembram onde há sustento.
Aprendi com natureza, decorei sua história, da mãe terra um dia vim, e com ela irei embora.
Só queria que outras raças, entendessem meu conceito, sou parte da natureza, não posso ser de outro jeito!
Sou um indígena vivo aqui, sou raiz de nossa gente, Quero apenas ser feliz, não me julguem diferente!
Texto Elaine Costa